Decreto cria unidade para preservação de NASCENTES no Igarapé da Penal

Área de mais de 29 mil metros quadrados é berço de três importantes nascentes

Diante da necessidade de preservação das nascentes pertencentes à micro-bacia urbana do Igarapé da Penal, o prefeito Hildon Chaves decretou a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Parque das Águas Marechal Rondon. O decreto foi publicado, nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do Município.

Ao todo, a área terá mais de 29 mil metros quadrados de preservação, equivalente a quase quatro campos de futebol, e será subordinada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O local, segundo estudos mais recentes, é berço de três nascentes importantes para a capital.

Com a publicação, o município agora terá o prazo de dois anos para a elaboração do Plano de Manejo. A estratégia da atual gestão, conforme explica o secretário da Sema, Robson Damasceno, é de ocupar locais que antes eram utilizados para o descarte irregular de lixo e devolver à sociedade um ponto de desenvolvimento socioambiental.

“Além da preservação ambiental, há a previsão de construção de uma praça, na qual o prefeito deve assinar a ordem de serviço nos próximos meses. Será mais um local de desenvolvimento sustentável à população de Porto Velho. A criação da Arie Parque das Águas Marechal Rondon faz parte da estratégia de preservação das florestas e águas, prevista no Plano Diretor e, por isso, prevê também a preservação da fauna e flora inseridas dentro da futura unidade de conservação”.

O decreto de criação da área pode ser conferido por meio deste link.

Texto: SMC
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *