Maio 30, 2023

PRONASCENTE

Apresentação do projeto

    Via de regra, nas áreas urbanas o espaço dos cursos d'água remanescentes são invadidos e ocupados por moradias ou, são confinados em galerias, sendo provado cientificamente que esse tipo de intervenção potencializa eventos de alagamentos e inundações. Tais incidentes não são considerados quando da busca por uma solução para o planejamento urbano. Nesse contexto de urbanização intensa, o Instituto Abraço, Laboratório de Hidrotecnia da Universidade Federal de Rondônia – LABHIDRO/UNIR, Secretaria de Meio Ambiente de Porto Velho e Grupo de Escoteiros 1º de maio 013/RO, identificaram a necessidade de construir uma ação efetiva para conectar a cidade de Porto Velho através de suas águas - os igarapés urbanos.

    O objetivo final dessa ação é trazer à sociedade a discussão sobre a importância de se preservar as características naturais dos cursos d 'água em áreas urbanas, fazendo com que a população perceba o valor do equilíbrio ambiental proporcionado pela presença da água.

    Com a intenção de protagonismo para a conservação e preservação das nascentes e igarapés urbanos, o Instituto Abraço se propõe a trabalho no igarapé da Penal atingindo com a ação proposta ações que refletem o proposto nos ODS 3, 4, 6, 11, 13, 14, 15 e 17.