Pronascentes – Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes Urbanas

Acreditamos que a educação sanitária e ambiental com base no dialogo sobre desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas, compatibilizando os processos de transformação com aspectos econômicos, sociais e proteção ambiental, visando o uso racional dos recursos ambientais e aumentando a qualidade de vida, em beneficio da geração atual e futura. Desta forma que o Instituto Abraço transformará positivamente o mundo ao seu redor.

O Objetivo do Projeto é ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, protegendo e recuperando matas ciliares, nascentes e olhos d´água; protegendo áreas de recarga de aquífero; ampliando a cobertura de vegetação nativa em APP’s; e estimulando o plantio de árvores nativas, além da melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água; contribuir para a conservação dos recursos hídricos visando a segurança pública e conservar os recursos hídricos em áreas rurais e urbanas, voltada a assegurar o uso múltiplo das águas, priorizando-se o abastecimento público.

Via de regra, nas áreas urbanas, o espaço dos cursos d ́água remanescentes são invadidos e ocupados por moradias ou são confinados em galerias, sendo provado cientificamente que esse tipo de intervenção potencializa eventos de alagamentos e inundações, não sendo considerada uma solução para o planejamento urbano. Nesse contexto de urbanização intensa, o Instituto Abraço, Laboratório de Hidrotecnia da Universidade Federal de Rondônia – LABHIDRO/UNIR e Secretaria de Meio Ambiente de Porto Velho identificaram a necessidade de construir uma ação efetiva para conectar a cidade de Porto Velho através de suas águas, os igarapés urbanos.

Como resultado dessa ação é trazer à sociedade a discussão sobre a importância de se preservar as características naturais dos cursos d ́água em áreas urbanas, fazendo com que a população perceba o valor do equilíbrio ambiental proporcionado pela presença da água.

Com a intenção de protagonismo para a conservação e preservação das nascentes e igarapés urbanos, o Instituto Abraço se propõe a trabalho no igarapé da Penal atingindo com a ação proposta ações que refletem nos ODS 3, 4, 6, 11, 13, 14, 15 e 17.

O Projeto está sendo executado com patrocínio do Banco do Desenvolvimento da Amazônia – Basa em parceria com a Universidade Federal de Rondônia – UNIR e a Prefeitura de Porto Velho.

Fase 1 do projeto está sendo executado nas nascentes do igarapé da Penha