Sharm El-Sheikh, Egito, 6 de novembro de 2022: Mais de mil jovens de mais de 140 países encerraram a Conferência da Juventude sobre Mudança Climática de três dias (COY17) poucos dias antes da abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática ( COP27) em Sharm El-Sheikh, Egito.
A Conferência da Juventude sobre Mudança Climática é um evento anual sob a bandeira da YOUNGO – o Grupo Juvenil Oficial da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC). Sua 17ª edição foi organizada e liderada por cinco organizações juvenis egípcias, a saber: Act—Sustainable, El Emam Foundation, Enviro-X, Youthink Green Egypt e Youth Loves Egypt, com o apoio do Ministério da Juventude e Esportes do Egito e endossado pelo Presidente designado da COP.
“Os jovens são o Plano A e único plano neste momento mais difícil, e suas vozes são necessárias para lutar contra o retrocesso, atraso ou despriorização da ação climática”, disse o embaixador Aboulmagd, representante especial do presidente da COP27.
Com 68 workshops, painéis de discussão e eventos paralelos realizados ao longo de três dias, o COY serve como um espaço para capacitação e desenvolvimento de políticas para preparar os jovens para sua participação na COP, capacitando-os e trazendo formalmente suas vozes aos processos da UNFCCC.
O principal resultado do COY17 é um documento de política chamado Declaração Global da Juventude, um texto abrangente que fornece contribuições dos jovens aos líderes mundiais sobre as medidas que eles acreditam que devem ser tomadas para avançar na ação climática. O documento de política de 66 páginas fornece conselhos detalhados sobre uma série de tópicos, desde mitigação e adaptação até transição e financiamento justos, incluindo um pedido de instalação de perdas e danos.
“De ondas de calor na Europa a secas na África e inundações maciças na Ásia, o ano passado de eventos climáticos extremos serviu como outro alerta para a humanidade”, diz o texto. “A Juventude Global exorta os líderes políticos a prestarem atenção, assumirem o controle e agirem. Não temos mais tempo a perder. Nosso futuro literalmente depende disso.”
A declaração foi apresentada à próxima Presidência da COP do Egito no último dia do COY17.
“Congratulamo-nos com o grande trabalho feito para produzir uma declaração de política rica, abrangente e detalhada que consideramos uma entrada muito importante para as negociações da COP e seus resultados”, disse o embaixador Wael Aboulmagd, representante especial da presidência da COP27 do Egito, em comunicado entregue em nome do novo presidente da COP.
A Presidência da COP do Egito tomou uma série de medidas para garantir que o eleitorado jovem esteja desempenhando um papel fundamental na COP27, incluindo o primeiro Pavilhão Climático da Juventude e o Fórum Climático Liderado por Jovens, a criação de um dia completo para jovens e futuras gerações co-criado e implementado com a YOUNGO, e o estabelecimento de um Enviado Juvenil da Presidência da COP27, Dr. Omnia El Omrani.
“O maior problema que queremos abordar é a justiça climática e a equidade intergeracional”, disse o Dr. Omrani. “Como o maior grupo demográfico da Terra, somos desproporcionalmente impactados pelos impactos na saúde física e mental das mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, contribuímos menos no processo de tomada de decisão, por isso não queremos ser excluídos. Queremos e merecemos estar significativamente engajados”.
“Como jovens, estamos na vanguarda das consequências das mudanças climáticas e temos um papel importante para influenciar a atenção e o compromisso global”, disse Saad Ukkas, co-líder do programa do primeiro COP Children and Youth Pavilion.
Os organizadores do COY e da agenda da juventude na COP foram claros sobre a importância crítica de criar um vínculo formal entre as vozes dos jovens e o processo da COP.
“COY17 representou um salto de transformação no papel da juventude na aplicação da ação climática em toda a agenda climática global”, disse Abdelrahman Fahmy, sócio-gerente da youthinkgreen Egypt. “A história lembrará este COY hospedado pelo Egito como o ponto de ignição para a implementação orientada para os jovens.”
As principais conclusões do documento de política serão apresentadas por meio de duas mesas redondas no Fórum Climático liderado por jovens no Dia das Gerações Jovens e Futuras em 10 de novembro na COP27 em Sharm El-Sheikh. Pela primeira vez, esta declaração de jovens chegará à Agenda de Ação da Presidência da COP, onde representantes de jovens, ministros e negociadores discutirão as expectativas e as demandas acordadas pelos jovens ativistas.
“A participação dos jovens precisa ser integrada a uma visão holística da governança das mudanças climáticas para que mudanças estruturais mais profundas tenham efeito”, disse Claudia Ondo, Coordenadora Nacional da YouthConnekt Gabon. “Isso requer aceitar a partilha de poder entre jovens e adultos. E significa deixar-nos falar o que pensamos, contar nossas histórias e oferecer nossas soluções para alcançar um futuro resiliente e uma sociedade neutra em relação ao clima.”
Além de fornecer vínculos programáticos entre o eleitorado jovem e o processo formal da UNFCCC, a próxima Presidência da COP forneceu apoio financeiro para que os jovens participassem do COY17.
“O COY17 não apenas finalizou a Declaração Global da Juventude de 2022, mas também viu os jovens encontrarem novos conhecimentos, conexões e financiamento para implementar suas soluções criativas, especialmente novas iniciativas dinâmicas vindas de jovens egípcios”, disse Xan Northcott, Global North Focal Point, Children and Youth Constituinte da UNFCCC.